sábado, junho 03, 2006

Ximbiquinha

Garotinha, meus 8 anos, minha avó chamava-me carinhosamente "ximbica".Não era sempre, não.Era geralmente naqueles momentos em que eu aquietava-me e ia para um cantinho brincar sozinha.Papéis de bala, figurinhas, eu conversava com elas.
Então, vez em quando ouvia minha avó: "Ora, ora, ora, que faz a minha ximbiquinha?"
Ela sabia o que eu fazia, pois eu repetia sempre o mesmo ritual, ajeitando papeizinhos, selinhos, etiquetas, figurinhas, tudo que eu conseguisse coletar.Tudo enfileirado, como com as pedras que eu colecionava.Eu sorria, jogava os braços em sua direção, e estalava um beijo em sua bochecha.
"Ximbica, ximbica, ximbiquinha!!" ela repetia.

Noite passada sonhei com gatos, de todas as raças e cores...
No sonho eu conversava com eles, e eles me atendiam.
Eu então fazia com que se enfileirassem todos, e repetissem seus nomes para mim.
Eles não falavam, não. Mas eu podia ouvi-los falando comigo, todos.
Então repentinamente ouço uma voz dizendo:

"Ximbica, ximbica!!" pausa, um silêncio.
"Que faz a minha ximbiquinha?"

Não posso lembrar-me dos nomes, nem de nada mais.
Mas acordei sorrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário