quarta-feira, março 31, 2004

A vida urge

Há pouco tempo descobrimos que minha avó, hoje com 79 anos, está com câncer no esôfago, que já atingiu estômago e fígado.
Sem nenhum sintoma aparente, a doença só foi descoberta porque decidimos investigar uma queixa frequente de azia.
A descoberta deixou-me triste, e perplexa:em apenas 12 dias, ela emagreceu quase 10 quilos.
Debilitada pela perda muito rápida de peso, o médico decidiu-se por uma intervenção cirúrgica de emergência para que seja inserida uma sonda que possibilite a sua alimentação sem que isso piore seu estado, que era o que vinha acontecendo.
Sempre que comia, ela piorava.
Hoje, vendo-a tão frágil e abatida, percebo uma vez mais minha pequenez diante da vida. E isso me deixa atônita e desesperada.
Ninguém nem faz idéia do quão perdida eu me encontro.
Afinal, não sou eu a imagem da própria força?
A cirurgia está agendada para a próxima sexta-feira, e se tudo correr bem ela deverá receber alta na segunda-feira.
Devemos nos revezar - eu, minha mãe e minha irmã - enquanto ela estiver internada.
Eu ficarei com ela sexta o dia todo e a noite toda, só voltando no sábado.
Estou nervosa, ansiosa. Depende desta cirurgia, o rumo que o tratamento deverá tomar doravante.
Não consigo dormir, só pensando nisso, e isso tem me deixado com os nervos à flor da pele.
E esse é o motivo de minha ausência - e silêncio - nos últimos tempos.
Entre consultas e exames, passaram-se dias de muita apreensão.
Não tenho ânimo para escrever, sequer para ler. E sei que preciso saber lidar com a situação de maneira adulta e racional. Mas ser racional quando o assulto é a vida de um ente querido, é muito, muito difícil.
Juntando-se tudo isso à mudança quase que forçada de endereço do blog, acabei perdendo o ânimo para blogar.
Mas hoje eu precisava desabafar.
Eu precisava.
Meu carinho, e meu muito obrigada à vocês que, aí do outro lado da tela me lêem, entendem, e solidarizam-se. Fico pensando na sorte que tenho por vocês existirem...
Eu volto para trazer notícias.




Um comentário:

  1. bem hoje fazem dois dias que perdi minha avo com uma doença terrivel pois nos da familia nao sabiamos o que ela tinha nem os medicos entao passaram se uns tempos minha avo veio emagrecendo demais perdendo a fome vomitar ficando debilitada entao acabou acusando que o cancer tinha espalhado pelo corpo todo er nao tinha mais o que se fazer ai colocaram sonda para evitar o vomito ajudou um pouco so que nao podia comer nem beber agua
    ....me partia o coraçao minha avo pedindo agua eu nao podia dar nem comida ..ate quando chegou um dia que Deus levou ela para junto dele ,sinto muita falta dela pois me ouvia me dava bronca nas horas certas tudo sinto falta mais peço a DEUS para me dar forçsas para continuar minha vida aki....sei que onde quer que ela esteja estara olhando por todos nos

    ResponderExcluir